segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SURGIMENTO DO PARQUE ESTADUAL LAPA GRANDE

O Parque Estadual da Lapa Grande foi criado através do decreto nº 44.204.46 de 10/01/06, com o objetivo de proteger os manaciais de grutas e conservar as riquezas naturais ali presentes.

Antes do Parque se tornar uma área de preservação, existiam naquela região várias fazendas agropecuárias e alguns carvoeiros.

O parque é bastante extenso, possuindo uma área de 7.860 hectares. Além disso,  a vegetação tem grande importância, principalmente pela diversidade de ambientes e o grau de preservação, visto que se localiza bem próximo da zona urbana.Podemos notar que lá a vegetação predominate é o cerrado e a floresta decidual  (conhecida como mata seca) , típicas de nossa regiã. As espécies vegetais mais comuns são: jatobá, ipê, tabaco, favela, barbatimão, pequi, aroeira, angico, pau d'óleo, cedro, sucupira branca.

Dentre os animais existentes no parque podemos detacar o tamanduá-mirim, onça parda, lobo guará, seriema, joão-de-barro, gambá, mico estrela, morcego, veado, tatu, calango, cascavel, teiú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário